segunda-feira, novembro 13, 2006

Massaranduba - 45 anos de emancipação política

Ola,

no último sábado, dia 11 de novembro de 2006, a cidade de Massaranduba (sim, é o mesmo nome do personagem do Casseta e Planeta :-)) onde resido á 6 anos, comemorou 45 anos de emancipação política.

Massaranduba, fica localizada na região Norte do estado de Santa Catarina, mais exatamente na região do Vale do Itapocu, entre as cidades de Blumenau e Jaraguá do Sul, que aliás, são cidades que Massaranduba pertencia antes da sua Emancipação Política.
A Cidade foi colonizada principalmente por Alemães, e hoje, além de alemães, a cidade tem descendentes de italianos, poloneses e outras etnias em menor nũmero.
É uma cidade pequena, com cerca de 15000 habitantes, e tem sua economia gerada em maior parte através da agricultura, principalmente do plantio do arroz, sendo conhecida no estado como "Capital Catarinense do Arroz", que aliás, a cada 2 anos é promovida a FECARROZ - Festa Catarinense do Arroz.

Para comemorar a data, foram realizadas algumas atividades, como Festa Polonesa, Rodeio Crioulo e a Iª Edição do Stammtisch na cidade.

Stammtisch ? O que é isso?!?!?!

O termo stammtisch é formado da junção das palavras stamm, que significa tronco e tisch, que significa mesa. Ou seja, numa tradução fiel "mesa de tronco". É uma tradição alemã, onde camponeses, lenhadores e outras pessoas se reuniam ao final do dia em torno de um tronco (para usar como mesa), onde ali se confraternizavam, através de muita comida, bebida e música. Para saber mais detalhes sobre o Stammtisch, acesse: http://www.stmt.com.br/oqueeisso.htm

A cidade de Blumenau trouxe essa tradição novamente há cerca de 4 anos, onde em um determinado sábado, grupos de amigos (chamados de Confrarias) se reúnem numa avenida, para a confraternização. Cada confraria tem suas próprias caracteristicas e união de todas é que torna a "festa" interessante. Com o sucesso em Blumenau, o evento foi se espalhando por outras cidades da região.

Stammtisch em Massaranduba

O Stammtisch em Massaranduba foi realizado no Pavilhão de Eventos (onde é realizada a Fecarroz), no horário das 10:00hrs ás 17:00hrs e contou com cerca de 20 confrarias, concentrando um grande número de pessoas.

Eu estive presente durante o período da tarde, e fiquei concentrado com os amigos da faculdade, onde tomamos muito chopp Bierland (marketing), jogamos algumas partidas de Truco e conversamos muito.

Além do pessoal da faculdade, me encontrei com muitos amigos da cidade, e também tinha muitas mulheres bonitas, que deu um charme a mais ao Stammtisch :-)

Finalizando, publico uma foto tirada no Sábado, com o pessoal da faculdade no Stammtisch no momento do truco :-) (eu sou o primeiro da direita para esquerda)

E para saber um pouco mais de Massaranduba, acesse o resumo no Wikipedia e também no site do Governo Estadual: http://www.sc.gov.br/portalturismo/Default.asp?CodMunicipio=279&Pag=1


Clique na foto para ampliar

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei das noticias sobre as comemorações do aniversario do nosso querido município.Muito veridica a explicação do vem a ser o stamtisch.Acredito que ninguem em Massaranduba sabia o verdadeiro significado.Vai em frente meu filho com seu blog, divulgando bons comentarios.

Anônimo disse...

Mto bom ter vc lá com a gnt. E o mais engraçado que conseguimos ter uma conversa saudável (culta) no meio de tanto chopp!! eheheh! Obrigada pela presença e sempre esteja por perto, afinal, existe vida pós UNERJ, mas um UNERJIANO sempre UNERJIANO... ;-)
Vc sabe que esta em casa!

E qto ao significado da Stammtisch.. é engraçado, a primeira coisa que nós (um pouco nerds) fazemos é pesquisar significados, teorias, pq isso? Realmente não somos normais. ehehehe.. mas vale a pena divulgar os conceitos pra galera que ainda não sabe qual a "essência" da Strassenfest (Festa de Rua).

Beijocas e até mais.

Anônimo disse...

Parabens ..... mt massa espero ir da proxima vez ai ... aqui em blumenau tb rola ... é mt massa poder encontrar os amigos e nos divertir ...
parabens pela cidade
bjossssssss

Anônimo disse...

Parabens ...
muito masa essa festa a onde vcs tem a oprotunidade de ver e encontrar os amigos e fazer aquela festa ;......
parabens pela cidade por ter colocado
mais uma opsçao na cidade !!!!!